Notre Projet


O Projeto de Secção Europeia de Língua

Francesa (SELF) em Arcos de Valdevez
Uma oferta de escola que promove o Plurilinguismo

O projeto Secção Europeia propõe uma abordagem inovadora e integradora na aprendizagem do Francês como língua estrangeira. Presente em 400 estabelecimentos de ensino da União Europeia, destaca-se como uma metodologia consolidada, oferecendo vantagens a nível linguístico, cultural e civilizacional. A adesão do Agrupamento a este projeto é o resultado da sua preocupação em adequar o ensino às novas apetências e necessidades dos alunos numa lógica europeísta da sociedade moderna, valorizando, desta forma, as políticas linguísticas mais recentes, no seio da União Europeia que apontam para o multilinguismo, veículo importante para a promoção de uma melhor intercompreensão entre os cidadãos europeus.
O projeto SELF surge no âmbito do protocolo assinado entre o Ministério da Educação e os Serviços de Cooperação de Ação Cultural da Embaixada de França, em Portugal, e apresenta-se como mais uma das já várias experiências encetadas no nosso país com Secções Europeias de Língua Francesa.
A implementação do Projeto permite um reforço da disciplina de Francês (45 min) em 2 turmas do 3ºciclo (7ºA e 8ºD), a integração progressiva do Francês na disciplina não linguística- Educação Visual, o desenvolvimento de atividades inovadoras que relacionam os conteúdos das disciplinas e a implementação de uma maior diversidade de estratégias de ensino na aula de reforço de Francês para consolidar os conteúdos lecionados e melhorar a competência linguística.

Quais as vantagens desta abordagem diferenciada do estudo da língua francesa para os alunos?

- Uma aprendizagem mais rápida da segunda língua estrangeira (facto comprovado por estudos do Conselho Europeu da Educação);

- O intercâmbio com outras escolas portuguesas envolvidas no projeto das SELF e estrangeiras- Lyon (correspondentes franceses do 7ºA) e Nîmes (correspondentes franceses do 8ºD);

- Uma maior abertura aos outros e uma maior facilidade de relacionamento;

- A certificação específica, anexa ao diploma de final de ciclo, com avaliação qualitativa;

- Uma melhor preparação para os exames de Certificação de Língua Francesa (DELF);

- Uma maior consciência do plurilinguismo.

Em suma, a implementação de uma SELF revela-se um valioso contributo para a formação pessoal dos alunos e confere ao Agrupamento uma imagem de modernidade e de abertura ao mundo exterior.

A Coordenadora do Projeto
Brigitte Lima

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